O Munícipio de Baião terá trânsito municipalizado.

Baião na administração do Prefeito Municipal Dr. Lourival Menezes Filho, se torna o 58° município paraense a ter seu Trânsito MUNICIPALIZADO, dos 144 municípios do Estado do Pará.

Publicado no Diário Oficial da União a Portaria de Nº 15, de 05 de Janeiro de 2022, que resolveu inserir no Sistema Nacional de Trânsito- SNT, o município de Baião, permitindo assim a municipalização de seu Trânsito.

Este é um grandioso avanço na gestão do Órgão municipal de Trânsito de Baião-DEMUTRAN, e para a gestão Pública, que sempre se sensibilizou com o processo pela busca de organização necessária que o Trânsito do município requer, além do previsto em Lei.

Visto que o Departamento de Trânsito do município, já tem vários anos desde sua criação,2009, e necessitava dar passos largos e respostas aos munícipes por avanço organizacional e administrativo, hoje contando com o tripé essencial para que os trabalhos do órgão possam fluir e desenvolver bons resultados, através do Núcleo de Educação de Trânsito que no ano de 2021 realizou diversas ações educativas dentro do município e deverá intensificar ainda mais tais ações, além da Engenharia de Tráfego e Fiscalização que compõe o Departamento.

O processo de Municipalização iniciou no mês de maio do ano passado, com a vistoria in loco, realizada pelo Coronel Erick Miranda, membro do CETRAN, ao município, para instruir a equipe do Departamento Municipal de Trânsito em todas as etapas necessárias. Até as documentações serem encaminhadas à Secretaria Nacional de Trânsito no mês de Dezembro.

Municipalizar é realizar a gestão do trânsito da cidade de forma completa, assumindo integralmente a responsabilidade pela engenharia, fiscalização e educação de trânsito, levantamento, análise e controle de dados estatísticos e pela criação de JARIs. Estrutura esta que o município já dispõe.
Obtendo como resposta positiva e publicada no Diário, conforme a Portaria exposta.