Baião é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 02º47’26” sul e a uma longitude 49º40’18” oeste, estando a uma altitude de 30 metros. Sua população estimada em 2020 é de 48.459 habitantes. Possui uma área de 3202,399 km².
História
Baião, vila criada em 17 de maio de 1833 com a denominação de Tocantins, recebeu a sua atual denominação em 1841 pela lei provincial nº. 86. Baião originou-se de um povoado fundado em 1694. O governador e capitão-general do Estado do Maranhão e do Grão-Pará, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, reconhecido como donatário da Capitania do Camutá, entregou como doação ao português Antônio Baião uma vasta Sesmaria, com a condição de que fundasse um povoado. Impôs a Baião, a condição de que tal povoado deveria localizar-se à margem do rio Tocantins e que ele construísse uma casa grande e decente. Antônio Baião aceitou a oferta e cumpriu o compromisso pactuado, fundando o povoado, longe de Camutá, convertendo-o em sede da Sesmaria.
Em 30 de outubro de 1769, o capitão-general e governador, Fernando da Costa de Athayde Teive, consagrou a doação efetuada por Coelho de Carvalho e outorgou ao lugar o nome do sesmeiro, batizando-o de Baião. O encarregado de executar a ordem foi Manoel Carlos da Silva, então Diretor de Índios.
No ano de 1833, o conselho do Governador da Província, nas suas sessões de 10 a 17 de maio, promulgou uma Resolução através da qual o “lugar Baião” foi elevado à categoria de vila, recebendo a denominação de Nova Vila de Santo Antônio do Tocantins. Na mesma Resolução foi determinada a instalação da sua Câmara Municipal, tendo como presidente o padre Francisco Gonçalves Martins e Pontes, o que veio a acontecer no dia 17 de outubro de 1833. Esse primeiro período legislativo terminou em 1837 – após a pacificação da Cabanagem -, quando nova Câmara foi eleita, sendo Francisco Mendes da Silva o seu novo presidente.
No ano de 1885 irrompeu uma grave crise política no Município, em decorrência da desorganização administrativa, o que forçou o presidente da Província a suspender o presidente da Câmara e alguns vereadores. Assim, no dia 25 do mesmo mês, assumiu a presidência da Câmara, pela sexta vez, o Coronel José Antônio Corrêa de Seixas. O período terminou a 7 de janeiro de 1887, data em que tomou posse a nova vereança, que foi a “última do Império”; esta, em nome do Município, aderiu ao regime republicano, em 1889.
No dia 10 de abril de 1890, o Governo Provisório do Pará, através do Decreto 131, extinguiu a Câmara Municipal de Baião, criando, na mesma data, o Conselho de Intendência Municipal, sendo o Coronel José Antônio Corrêa de Seixas, novamente reconduzido à presidência.
Em 1897, a política paraense atravessava a sua primeira grande crise no período republicano: os seguidores de Antônio Lemos permaneceram na mesma agremiação partidária e os falangiários de Lauro Sodré reuniram-se no recém-criado Partido Republicano Federal. Os reflexos dessa cisão fizeram-se sentir em Baião, onde ambos os partidos apresentaram os seus candidatos a intendente (prefeito) e a vogais (vereadores). O reconhecimento de poderes não foi respeitado e ficou o município com dois intendentes e dois Conselhos Municipais, gerando assim um descontentamento na população. Até que encontraram uma composição política, oportunidade em que formaram um conselho de conciliação, presidido pelo vogal mais votado, João Luís Soares. Exerceram o mandato até 25 de novembro do mesmo ano, quando tomaram posse os novos eleitos, sendo Samuel Benchimol o novo Intendente.
Segundo o historiador Theodoro Braga, esse município de grande extensão patrimonial incorporava as terras de São João do Araguaia, Conceição do Araguaia, Marabá e o Distrito de Alcobaça. Este último, posteriormente, daria lugar ao surgimento de Tucuruí. No ano de 1908, registrou-se a criação dos municípios de São João do Araguaia e de Conceição do Araguaia, com a promulgação das Leis nº 1.069 e 1.091. Mediante a Lei Nº 1.278, de 27 de fevereiro de 1913, foi criado o município de Marabá. No ano de 1930, após a Revolução sua organização político-administrativa voltou a sofrer alterações. O município de Mocajuba foi suprimido e suas terras incorporadas à área jurisdicional de Baião.
Em 31 de outubro de 1935, a Lei Estadual nº 8 reconheceu Baião como Município e, através desse mesmo ato, Mocajuba foi reconduzido à categoria de município.
No ano de 1943, a antiga povoação de Alcobaça que fora conhecida também como Freguesia de São Pedro de Alcântara, de São Pedro de Pederneiras e de Pedro de Alcobaça, mediante o Decreto-Lei Nº 4.505, de 30 de dezembro, mudou sua denominação, passando a ser denominado de Tucuruí. Em 1947, a Lei Nº 62, no seu artigo 36, outorgou a Tucuruí a categoria de município, desmembrando terras de Baião.
O município de Baião já foi o um dos maiores do mundo, onde sua extensão chagava ao município de Conceição do Araguaia, por exemplo. Municípios importantes do Estado como Tucuruí e Marabá surgiram de vilarejos baionenses. Hoje, o município de Baião é formado pelos distritos-sede de Baião e pelos distritos de Angelinópolis, Joana Peres, São Joaquim de Ituquara e Umarizal do Tocantins.
Localização e Acesso
Baião fica localizado na mesorregião do Baixo Tocantins (Rio que corta a região) na microrregião de Cametá, podendo ser acessado pela PA-151, BR-422 e pelo Rio Tocantins. A distância da capital paraense pela estrada é em torno de 265 quilômetros e pode ser feita através do Porto Arapari, em Barcarena, ou pela rodovia Alça Viária.
O Acesso ao Sul e Sudeste do Estado pode ser feito pela PA-151 até o município de Breu Branco ou pela rodovia transcametá (BR-422) pelo município de Tucuruí.
Economia
A Economia do município gira em torno do comércio, atividade extrativista com a produção de pimenta-do-reino, cacau, mandioca, açaí, além da piscicultura e pesca artesanal.
Fatos Interessantes e Curiosidades do Município
- Baião já foi um dos maiores municípios do mundo, tendo uma extensão maior que países como a Holanda, por exemplo. Cidades como Marabá, Tucuruí e Conceição do Araguaia fizeram partes do território baionense antes dos processos de emancipação.
- Baião foi o segundo município do Estado a ter água encanada, instalando seu sistema logo após a implantação na capital, Belém. Uma caixa d’água histórica pode ser visitada ao lado do mercado municipal.
- Baião é um dos municípios com maior número de remanescentes de quilombos, tendo comunidades que ainda mantêm atividades e a cultura dos seus antecedentes.
- Baião tem o Terminal mais moderno e funcional da região, construído em 2010 e inaugurado em 2011. Possui também a Unidade de Educação Infantil mais moderna da região, o que é um orgulho para os pais do município.
Não se tem certeza se o nome ‘Baião’ foi escolhido por ser sobrenome de seu fundador ou se foi escolhido por sua cidade natal ser homônima.
Estrutura Urbana
Saúde
- Hospital Municipal São Joaquim
- UBS I e II
- UBS São Francisco
- Dezenas de UBS-USF espalhadas na Zona Rural
- CAPS – Centro de Atenção Psicossocial
Educação
- 75 Escolas Municipais Ativas (Ensino Fundamental e Infantil) .
- 01 Escola Estadual de Ensino Médio
- 02 Escolas Particulares
- 01 Creche Pró-infância e 03 em construção
- 01 Biblioteca Pública Municipal
- 01 Polo da UFPA
- 03 Faculdades Particulares
Esporte
- Estádio Municipal
- Centro de Treinamanto A.A.C.B. (Motocross)
- Estádio Norte América
- Ginásio Poliesportivo Higino Ramos
- Ginásio Poliesportivo Escola Santo Antônio
- Ginásio Poliesportivo Escola Levindo Rocha
- Quadra do Instituto Imaculada Conceição
- Quadra Gamaliel (Ituquara)
- 03 em Construção na Zona Rural (Escolas)
Principais Avenidas, Ruas e Travessas.
Avenidas
- Antônio Baião
- Getúlio Vargas
- Levindo Rocha
- Norte América
- Santos Dumont
Ruas
- Rua 15 de Novembro
- Rua do Brasília
- Rua do Brasília
- Rua do Limão
- Rua Doralice Ferreira
- Rua dos Vieiras
- Rua João Moreira
- Rua João Vicente Medeiros
- Rua Jofre dos Santos
- Rua Júlio Brito
- Rua Lauro Sodré
- Rua Paes de Carvalho
- Rua Rui Barbosa
- Rua São Francisco
- Rua São Jorge
Passagens
- Passagem Antonio Lira dos Santos
- Passagem Hipólito Ramos
- Passagem Maurício Ramos
- Passagem Miguel Farias
- Passagem Nazaré
- Passagem São Miguel
- Passagem São Vicente
Travessas
- Travessa 01 de junho
- Travessa 09
- Travessa Anaildo Miranda Gomes
- Travessa Antonio Rocha
- Travessa Arcanjo Almeida
- Travessa Aurélio Pinto
- Travessa Bento Lopes
- Travessa Bento Monteiro
- Travessa Cametá
- Travessa Capitão Vicente Ramos
- Travessa Chico Seco
- Travessa Cipriano Santos
- Travessa Coronel Seixas
- Travessa Deodoro de Mendonça
- Travessa Djacy
- Travessa Dorlivam Brito
- Travessa Dr. Bena Santana
- Travessa Durval Pires Damasceno
- Travessa Elpídio Vieira
- Travessa Enéas Ramos
- Travessa Ernestina Andrade
- Travessa Francisco Brito
- Travessa Francisco Ramos
- Travessa Gericó
- Travessa Igor Campelo
- Travessa Irmã Lima
- Travessa Ita Carvalho
- Travessa Izidoro Braga
- Travessa Joana Lobo Dias
- Travessa João Nogueira
- Travessa João Oliveira
- Travessa João Vicente Medeiros
- Travessa Jofre dos Santos
- Travessa José Raimundo Gonçaves
- Travessa Josefina Ramos
- Travessa Lindalva Ramos
- Travessa Manoel Paz
- Travessa Manoel Peleja
- Travessa Marambaia
- Travessa Maria Rosa
- Travessa Mógno
- Travessa Nossa Senhora das Graças
- Travessa Nova Marambaia
- Travessa Osvaldo da Paixão
- Travessa Padre Tiago
- Travessa Paulo Farias
- Travessa Poeirão
- Travessa Raimundo Meireles
- Travessa Raimundo Pimentel
- Travessa Raimundo Terezino
- Travessa Ramiro da Conceição
- Travessa Ricardo Ramos
- Travessa Rildo Barroso
- Travessa Rosa Lemos
- Travessa Samuel Benchimol.
- Travessa Santa Ana
- Travessa Santa Luzia
- Travessa Santa Rita de Cássia
- Travessa Santo Antonio
- Travessa São Pedro
- Travessa São Raimundo
- Travessa São Raimundo
- Travessa Severino Couto Oliveira
- Travessa Valmir Pontes
- Travessa Vila Bereca
- Travessa Vila Dalva
Estradas
- Estrada do Maracanã.
- Dezenas de Estradas Vicinais p/ a Zona Rural
Praças
Baião conta com as seguintes praças
- Praça 02 de Novembro
- Praça Barão do Rio Branco
- Praça Castilho França
- Praça Cipriano Santos
- Praça da Bíblia.
- Praça da Luz
- Praça de Alimentação Castilhos França
- Praça do Terminal.
- Praça João Câncio
- Praça Nossa Senhora de Nazaré.
- Praça Santo Antônio
Transporte
- 01 Terminal Rodoviário
- 01 Porto de Passageiros
- 02 Portos de Cargas
- 01 Porto de Travessia de Balsas
Agências Bancárias/Lotéricas
Baião conta com as seguintes agências
- Agência do Banco do Brasil;
- Agência do Banpará;
- Agência do Banco Bradesco-Correspondente;
- Agência do Banco Bradesco-Correpondente II;
- Agência da Caixa Econômica-Correspondente Baião;
- Centro Lotérico Amazônia-Caixa
Principais Festividades Culturais e Religiosas
Baião possui diversas vilas e comunidades, por isso, o município tem anualmente dezenas de eventos religiosos em todas as comunidades e em diversas Igrejas. Abaixo os principais eventos tradicionais do município e algumas manifestações religiosas:
- Carnaval
- Círio de Santo Antonio
- Círio de São Raimundo Nonato
- Círio de Nossa Senhora de Nazaré
- Festival do Camarão
- Festival da Pimenta
- Festival Junino
- Louva Baião
- Noite dos Evangélicos
- Noite dos Católicos
- Semana Estudantil
- Festival de Verão
- Semana da Pátria
- Festival de Baião-Aniversário do Município
- Festival Batalha dos Botos
- Cavalgada
- Motocross
- Rally da Vaca
Principais Pontos Turísticos
- Igarapé da Encanação
- Praias
- Praça da Luz (Pau da Gaivota)
- Praça Matriz Santo Antônio
- Igreja Matriz Santo Antonio
- Praça João Câncio
- Praça de Nazaré
- Praça da Bíblia
- Igarapé de Calados-Encontro das Águas
- Igarapé Santo Antonio
- Vila de São Joaquim de Ituquara
- Vila de Umarizal
- Vila de Joana Peres
- Igarapé na Vila Cajú
- Igarapé do Tambaí
- Balneário do Manteiga
- Balneário Sempre com Deus (Organização Conca)
- Balneário Maracanã (Organização Dona Socorro)
- Balneário do Inácio
Comunicação
Emissoras de Televisão de Baião
- TV Cultura do Pará – Afiliada a TV Cultura e TV Brasil – (Retransmitida de Belém).
Jornal
- Jornal Correio Baionense – Matriz
- Jornal Baião News
- Jornal Baião em Foco
Emissoras de Rádio de Baião
- Radio Comunitária Lógica FM – 104.9 FM.
Telefonia Móvel e Fixa
Baião conta com duas operadoras de telefonia:
- Oi Telefonia Móvel S/A.
- Claro Telefonia Móvel S/A
Baião conta com a seguinte operadora de telefonia fixa:
- Oi Telefonia Fixa S/A.