Novo Conselho Tutelar eleito toma posse em Baião

0
Na manhã desta quarta-feira, 10, foram empossados os conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2024-2028 de Baião. A cerimônia ocorreu no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a presença do prefeito Dr. Lourival Menezes Filho , de autoridades e convidados.
As cinco conselheiras titulares eleitas são: Jorge Neto,Renan Mendes ,Dayse Monteiro,Eliana Couto ,Dayved Gonçalves ,que estão aptas a iniciarem suas atividades.
O processo de escolha para Conselheiro Tutelar foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Baião , e ocorreu em outubro do ano passado.
Os membros dos Conselhos Tutelares desempenham importante papel para a infância e juventude brasileira e, durante o mandato de quatro anos, esses conselheiros têm a responsabilidade de zelar pela garantia de direitos fundamentais, como educação, saúde, convívio familiar e proteção contra a violência, agindo a partir do recebimento de denúncias de violações ou ameaças aos direitos de crianças e adolescentes. Eles também têm a competência de fiscalizar, independentemente de haver ou não denúncia.
Cabe aos membros dos Conselhos Tutelares atuar como mediadores entre as instituições governamentais, a comunidade e as famílias, com o objetivo de assegurar o bem-estar das crianças e adolescentes.
Além disso seis suplentes também receberam certificados, sendo elas: Nelito portilho,Adnilton Lisboa,Jamile Tocantins , Fernanda Pinto e Rosilei Souza.