20ª Conferência Municipal de Saúde do Município de Baião

Nos dias 18 e 19 de novembro, acontecerá a 20ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE BAIÃO, que traz como tema central: SUS PÓS-PANDEMIA: SAÚDE QUE TEMOS E SAÚDE QUE QUEREMOS EM BAIÃO. A conferência em saúde tem por objetivo geral avaliar as ações desenvolvidas, e propor novas ações para a implementação da política e do plano municipal de saúde dos próximos 4 anos.

As conferências são espaços amplos e democráticos de reflexão, discussão e articulação coletivas em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas setoriais envolvidas, como a da assistência social, da educação, da saúde, do esporte e lazer, da cultura, do transporte e acessibilidade, a principal característica das conferências é reunir representantes do governo e da sociedade civil, para debater os principais desafios e decidir as prioridades para a política de saúde do município de baião.

A crise pela qual estamos passando tem sido muito oportuna para refletirmos sobre o mundo em que queremos viver, e a saúde revela aspectos muito interessantes dessa reflexão – ela, mais do que tudo, é coletiva!

A necessidade de todos termos cuidados na prevenção do Coronavírus, por exemplo, enfatiza o papel de cada um de nós no cuidado com o outro, nossa interdependência. Ao usarmos máscaras para sair às ruas, não estamos apenas nos protegendo, mas, principalmente, protegendo ao outro. Dessa forma, viver em um município onde exista uma política de acesso universal à saúde é fundamental, pois, nessa rede interdependente, um depende do bem-estar do outro, e cuidar de si é cuidar de todos.