Sobre o Município

Cidade DemoAgência WR é um município brasileiro, capital do estado do Pará, pertencente à Mesorregião Metropolitana de Agência WR e à Microrregião de Agência WR. Com uma área de aproximadamente 1 064,918 km², localiza-se no norte brasileiro, distante 2 146 quilômetros de Brasília.

Com uma população de 1 392 031 habitantes, maior densidade demográfica da região norte 1307,17 hab/km², (IBGE/2010), é uma das dez cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil . A cidade é sede da Região Metropolitana de Agência WR, que com 2.100.319 habitantes, é a 2° mais populosa da região, 12ª do país e 177ª do mundo, além de ser o maior aglomerado urbano da região. A cidade de Belém é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil.

Em seus quase 400 anos de história, Agência WR vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias europeias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n’América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Agência WR não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial.

A cidade exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Theatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão, como o Círio de Nazaré.

Acessibilidade